ABASTECIMENTO DE ÁGUA

56 municípios de PE, entram na lista de situação de emergência

Publicado por Leandro Silva em 17/05/2017 às 13h45

56 municípios de Pernambuco entram na lista de situação de emergência da Defesa Civil Nacional

Ato também vai viabilizar o acesso aos programas de fornecimento de água tratada, como o Operação Carro-pipa Federal.

O Ministério da Integração Nacional reconheceu nesta terça-feira (16) mais 56 municípios em estado de emergência no estado de Pernambuco. A medida vai permitir que as prefeituras possam ter acesso ao apoio emergencial da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), no socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais.

O reconhecimento federal em Pernambuco aumenta para 127 cidades. O ato também vai viabilizar o acesso aos programas de fornecimento de água tratada, como o Operação Carro-pipa Federal, além de permitir que os municípios tenham direito a renegociação de dívidas no setor de agricultura e o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Municípios beneficiados na área de cobertura do Blog Camocim News:

Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Betânia, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Custódia, Flores, Floresta, Ibimirim, Iguaraci, Inajá, Ingazeira, Itacuruba, Itapetim, Jatobá, Manari, Mirandiba, Petrolândia, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Belmonte, São José do Egito, Serra Talhada, Sertânia, Solidão, Tabira, Tacaratu, Triunfo, Tuparetama e Verdejante.

 

<< DA REDAÇÃO DO BLOG BONITO VIP NEWS >>

Foto: Reprodução / TV Globo

Categoria: ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Compartilhar

BARRAGEM SERRO AZUL, ENGENHOS SERÃO BENEFICIADOS COM A PE-103

Publicado por Leandro Silva em 26/04/2017 às 10h21

BARRAGEM DE SERRO AZUL, ENGENHOS MÁGICO, BARRA AZUL E PENDANGA SERÃO BENEFICIADOS COM O DESVIO DA PE-103

Desvio será necessário por conta da Barragem de Serro Azul e beneficiará o escoamento da produção agrícola e o desenvolvimento do turismo na região.

Desde que se iniciaram as obras da construção da Barragem de Serro Azul, na divisa de Bonito com Palmares, que uma preocupação veio a tona, afinal, como seria feito o desvio para o tráfego de veículos com destino as cidades e as comunidades rurais da região?. Um desvio temporário foi construído utilizando as terras da própria Usina Serro Azul, porém, os usuários não gostavam do trajeto e reclamavam constantemente.

De lá pra cá diversos estudos foram feitos para a realização definitiva desse desvio, e na manhã dessa segunda (24), o prefeito do Bonito, Sr. Gustavo Adolfo, confirmou que o DER-PE bateu o martelo de decidiu o trajeto por onde será feito o desvio.

"Estamos aqui no recife, acabamos de bater o martelo junto ao DER e logo mais será iniciado a construção do desvio da Barragem de Serro Azul. Ele começará no Engenho Mágico, passará pelo Engenho Bara Azul, Engenho Pendanga e finalizará no Distrito de Bentivi", disse o prefeito por telefone ao Programa O Assunto é Política, na Rio Bonito FM.

Ainda segundo o prefeito Gustavo Adolfo, a obra deve beneficiar milhares de produtores rurais tanto com o escoamento da produção agrícola quanto para desenvolver o turismo naquela região.

 

<< DA REDAÇÃO DO BLOG CAMOCIM NEWS >>

<< com informações do Bonito 360º  /  Imagem: Globo/NE >>

Categoria: ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Compartilhar

SAIRÉ VOLTA A RECEBER ÁGUA NAS TORNEIRAS, ANUNCIA PREFEITURA

Publicado por Leandro Silva em 09/04/2017 às 12h59

A CIDADE DE SAIRÉ VOLTA A RECEBER ÁGUA NAS TORNEIRAS, ANUNCIA PREFEITURA

A população de Sairé recebe água nas torneiras após mais de quatro meses em colapso. O anúncio foi feito pelo prefeito Fernando Pergentino, após visita na obra de transposição do Rio Sirinhaém que já está em fase de testes, levando água para o sistema Brejão e Poço Fundo.


Desde o início da falta de água no município, o prefeito Fernando Pergentino buscou incansavelmente soluções para o problema. Parcerias foi o ponto forte para amenizar o problema. Entre as ações, o prefeito se reuniu com o presidente da Compesa, Roberto Tavares, para discutir ações emergenciais para o município. Reuniu-se com o governador do estado, Paulo Câmara. Realizou reuniões com prefeitos da região. Juntamente com os secretários municipais fizeram diversas visitas a Barragem do Brejão e Poço Fundo. Realizou a limpeza do reservatório Poço Fundo. Incluiu Sairé nos municípios em Situação de Emergência no Ministério da Integração Nacional e Juntamente com a Defesa Civil elaborou o Plano Municipal de Situação de Emergência.


Nos meses que a cidade passou em colapso, a Prefeitura Municipal firmou parceria com a Compesa, e disponibilizaram cinco carros pipa que trabalharam diariamente para que toda população, tanto da Zona Urbana, como da Zona Rural fossem abastecidas.

“Esta obra da transposição do Sirinhaém foi importante, pois estávamos passando um momento de crise hídrica. Todos terão água em suas torneiras. O nosso compromisso é com o bem-estar do povo”, afirmou o prefeito, Fernando Pergentino. 

 

<< DA REDAÇÃO DO BLOG CAMOCIM NEWS >>

<< com informações do Blog Sairé News >>

Categoria: ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Compartilhar

GOVERNO DE PE DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM 45 MUNICÍPIOS

Publicado por Leandro Silva em 06/04/2017 às 16h29

GOVERNO DE PERNAMBUCO DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM 45 MUNICÍPIOS DO SERTÃO AFETADOS PELA SECA

A publicação estabelece que sejam adotadas medidas necessárias para enfrentar as situações emergenciais na região.

Foi declarada situação de emergência por um período de 180 dias em 45 municípios do Sertão de Pernambuco. O decreto foi assinado pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e publicado na terça-feira (4) em Diário Oficial do estado.

Foi considerada para a decisão, a redução das chuvas que assolam os municípios sertanejos e os impactos decorrentes das perdas na agropecuária da região. A publicação estabelece que sejam adotadas de forma imediata medidas necessárias, em regime de cooperação, para enfrentar as situações emergenciais na região.

Entre os municípios relacionados estão: Afrânio, Araripina, Moreilândia, Orocó, Belém do São Francisco, Ouricuri Parnamirim, Bodocó, Petrolina, Cabrobó, Salgueiro, Santa Cruz, Cedro, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, Dormentes, Exu, Santa Terezinha, São José do Belmonte, Flores, São José do Egito, Afogados da Ingazeira, Manari, Mirandiba, Arcoverde, Betânia, Petrolândia, Brejinho, Quixaba, Calumbi, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Santa Cruz da Baixa Verde e Custódia.

 

<< DA REDAÇÃO DO BLOG CAMOCIM NEWS >>

<< com informações do G1 Petrolina >>

 

Categoria: ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Compartilhar

DEPOIS DO COLAPSO, BEZERROS VOLTA A RECEBER ÁGUA NAS TORNEIRAS

Publicado por Leandro Silva em 25/03/2017 às 19h13

APÓS MESES DE COLAPSO, A CIDADE DE BEZERROS VOTARÁ A RECEBER ÁGUA NAS TORNEIRAS  

Obra da Transposição do Rio Sirinhaém para Brejão foi feita pela Compesa. 
Empreendimento estava previsto para ser concluído em julho deste ano.

Bezerros voltou a receber água nas torneiras (Foto: Divulgação/Compesa)

Após um pouco mais de dois meses de colapso, Bezerros, no Agreste de Pernambuco, passa a ser abastecida novamente pela rede de distribuição de água. A obra da Transposição do Rio Sirinhaém para o Sistema Brejão foi executada  pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e entrou na fase de testes na tarde da quinta-feira (23).

O empreendimento estava previsto para ser concluído em julho deste ano, mas já está operando e voltou a fornecer água pelas tubulações. O bairro do Cruzeiro foi o primeiro a receber água nas torneiras. Para retirar Bezerros do colapso, o governo de Pernambuco investiu R$ 2,1 milhões para executar a obra emergencial, iniciada no dia 13 de janeiro deste ano.

A cidade estava sendo atendida por estações de abastecimento, tipo chafarizes, que eram supridas com a água retirada do volume morto da Barragem Brejão - manancial que fornecia água para Bezerros - que está com menos de 2% da sua capacidade total. A previsão era que Brejão só teria água para manter essa operação apenas por mais dez dias.

"Foi preciso muito esforço e empenho dos técnicos da Compesa para finalizar essa obra antes do prazo e livrar a cidade da situação do colapso total, em função da estiagem que já dura seis anos no estado. Agora estamos na fase de testes, momento que serão feitos ajustes e vamos acompanhar como se comporta a operação do sistema", explica o diretor Regional do Interior da Compesa, Marconi de Azevedo.

Para antecipar o início da operação, obra foi executada em jornada de trabalho estendida, inclusive, nos finais de semana. A Compesa também utilizou um conjunto de motobombas do próprio almoxarifado para realizar a captação de água na bacia do Rio Sirinhaém, no município da Barra de Guabiraba.

Para reabilitar o Sistema Sirinhaém/ Brejão, ainda foi implantada uma subestação elétrica e realizada a recuperação da Estação Elevatória de Água Bruta do Rio Sirinhaém. De lá, a água segue por uma adutora com cerca de nove quilômetros de extensão até a Estação Elevatória Brejão, na cidade de Sairé, onde é bombeada até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Bezerros.

O sistema está contribuindo com a vazão de 110 litros de água por segundo para o abastecimento de Bezerros. "Após a fase de pré-operação, que deve durar cerca de dez dias, vamos estudar o novo calendário de abastecimento para Bezerros e divulgá-lo para a população", informa o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Ricardo Malta.

Tratamento
A ETA Bezerros também está sendo modernizada e ampliada para aumentar a sua capacidade de tratamento de 160 l/s para 370 l/s, com a construção de novas unidades de filtração, adaptações no canal de chegada de água bruta e na unidade de decantação, além da implantação de novas instalações para desinfecção. A obra já está 50% concluída e é executada com o investimento de R$ 8,5 milhões do Governo Federal, Governo do Estado e Compesa. A previsão é que esta ampliação seja concluída em dezembro deste ano.

 

<< DA REDAÇÃO DO BLOG CAMOCIM NEWS >>

<< com informações do G1 Caruaru e Região >>

 

Categoria: ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Compartilhar

left show fwR b04s tsY bsd|tsN bsd fwB left show b20w|bsd tsN fsN fwB left hide b05s|bnull||image-wrap|login news fwB fwR tsY normalcase c10|fsN normalcase c10 fwB tsN|normalcase c10 tsY|login news fwR normalcase tsY c10|normalcase c10 fwB tsN|normalcase tsY c10|content-inner||